Em tempos de crise, precisamos buscar alternativas para nos divertir gastando pouco ou quase nada. Pensando nisso resolvi cria a lista TOP 10 do Rio de Janeiro.
O Rio de Janeiro possui paisagens fascinantes que encantam os moradores e visitantes. A cidade recebeu da UNESCO em julho de 2012 o título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana, nós cariocas ficamos muito orgulhosos. E nem só de paisagens vive o Rio de Janeiro, temos museus, centros culturais e outras atrações que não podem ficar de fora do roteiro dos turistas.
Palco dos Jogos Olímpicos de 2016 (está próxima e torcemos para que dê tudo certo) e da final da Copa do Mundo de Futebol de 2014, o Rio de Janeiro é uma cidade em reconstrução. Alguns cartões-postais e monumentos históricos ainda estão sendo restaurados, as áreas degradadas ganharam projetos de reestruturação. Isto tem sido muito bom para quem desembarca na cidade maravilhosa, que pode aproveitar não somente as praias e a movimentada noite da cidade, mas também pode conhecer um Rio de Janeiro histórico e cultural, com muitos museus, igrejas, parques e centros culturais revitalizados e que que atendem a todos os gostos. Mas, por outro lado, passeios famosos como o passeio de bondinho no Pão de Açúcar podem custar mais de R$50 cada. Mas não desanime: também é possível desfrutar deste novo Rio de Janeiro gastando pouco, ou melhor, sem tirar a mão do bolso. Não deixe de visitar a nossa seleção com 10 lugares que podem ser visitados sem gastar nada.
1- Parque Lage
A Escola de Artes Visuais está localizada em área de proteção cultural e ambiental, em um belo prédio dos anos 1920 com cafeteria. A área verde, ao pés do Corcovado, tem algumas trilhas, lagos, passarelas e playground. Pode-se também circular dentro de uma das cavernas artificiais e admirar os aquários incrustados nas paredes. Os 12 tanques – o maior deles com capacidade para seis mil litros – abrigam diversas espécies de peixes, priorizando espécies de biomas de rios brasileiros. Hoje, com bastante diversão para todas as idades, incluindo parque infantil, trilhas (que levam ao Cristo Redentor), chafariz, áreas para piquenique e descanso, estacionamento amplo, além de vigias locais, o Parque Lage é um convite aos que desejam um contato próximo com a natureza. Passeio maravilhoso!
Localização: Rua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico
Horário de funcionamento: das 08h às 17h (no horário de verão funciona até às 18h)
Site: Parque Lage
Horário de funcionamento: das 08h às 17h (no horário de verão funciona até às 18h)
Site: Parque Lage
2 - Pista Cláudio Coutinho
Um passeio tranquilo, com um plano de fundo formado pelo Pão de Açúcar, o Morro da Urca e o Corcovado com o Cristo Redentor, precisa de algo mais? Antes de chegar à Pista, é preciso passar pela Praia Vermelha, pouco conhecida pelos turistas, o toque vintage proporcionado pelas esculturas encontradas ao longo da orla são fascinantes. Já no início da trilha, o som será apenas do mar, canto dos passarinhos e barulho dos miquinhos, possui uma vegetação bem preservada e animais que vivem calmamente. Para chegar até a Pista Claudio Coutinho, você deve seguir rumo à Praia Vermelha ou ao ponto onde se embarca para o Pão de Açúcar. Curtir a praia ou subir no bondinho também podem ser ótimas opções, mas o que fizemos foi uma leve caminhada de fim de tarde. O acesso à trilha é feito pela Praia Vermelha (Urca). É só seguir reto até o final da praia que à esquerda já é possível ver a pista Claudio Coutinho. Passeio indicado para todas as idades
Localização:Praça General Tibúrcio, S/N - Urca
3 - Catedral São Sebastião do Rio de Janeiro
O formato cônico da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro chama a atenção dos visitantes que passam pelos Arcos da Lapa na região central da cidade. Se do lado de fora, ela já atrai os olhares para si, do lado de dentro a construção impressiona ainda mais, graças aos vitrais coloridos. O projeto assinado pelo arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca mexe com o imaginário do público, que especula sobre a inspiração do trabalho. Alguns acreditam que a obra tenha sido inspirada nas naves do Projeto Apollo, como símbolo do futuro, enquanto outros alegam que as pirâmides maias tenham sido a fonte inspiradora do arquiteto.
Localização: Avenida Chile, 245 - Centro
4 - Bosque da Barra
O Bosque da Barra da Tijuca, é um parque municipal com áreas de lazer e passeio, tendo também a função de reserva ecológica, onde estão preservadas a vegetação natural das áreas originais da Barra da Tijuca e animais que originalmente habitavam o local. Caminhar e passear pelo bosque nos proporciona momentos de lazer, contato com a natureza e é também um aprendizado sobre a natureza original do local. Um aprendizado espontâneo assimilado pela mente e pelos olhos, enquanto contemplamos a fauna e flora do parque. É fácil caminhar pelas vias de terra ou saibro, apenas demarcadas e propositalmente mas não pavimentadas. O parque é praticamente plano, e as vielas são envoltas de vegetação em todos ao longo de todos os trajetos. A vegetação é composta de arbustos e árvores predominantemente de caule fino com muitos emaranhados e cipos. É uma vegetação típica de restinga e mangue, vegetação está que predominava originalmente na Barra da Tijuca, área de baixada próxima ao mar, com muitas lagoas, alagados e rios. Partes desta vegetação em sua aparência atual, talvez possa ser também chamada de mangue sêco, por que muitas de suas partes não estão mais constantemente banhadas pela água.
Local maravilhoso para fazer picnic.
Local maravilhoso para fazer picnic.
Localização: Avenida das Américas, 6.000 ou quilômetro 6 da Avenida das Américas - Barra da Tijuca
Horário de funcionamento: das 07h às 17h
5 - Parque Chico Mendes
Situado em área de restinga, na planície arenosa da Baixada de Jacarepaguá, o Parque foi criado com o objetivo de preservar a Lagoinha das Tachas e seu entorno, local de ocorrência de espécies de fauna e flora consideradas raras e ameaçadas de extinção. A manutenção das condições naturais do Parque permite a sobrevivência do Jacaré-de-papo-amarelo um dos principais moradores do local. Em 1989 através do Decreto Municipal 8.452 foi criado o Parque Natural Municipal Chico Mendes nome dado em homenagem ao líder seringueiro do Acre que lutou pela preservação da Floresta Amazônica. À partir de sua criação, o Parque Chico Mendes vem sendo beneficiado pela recuperação de sua flora com o plantio de mudas de árvores nativas da restinga e de Mata Atlântica. A administração do Parque está à cargo da Fundação RIOZOO e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ambos ligados à Prefeitura do Rio. A área do Parque é de 40 hectares onde o visitante tem acesso a quase cinco quilômetros de trilhas, espaço para lazer e educação ambiental. O Parque Chico Mendes está aberto de terça à domingo de 8 às 17hs e a entrada é franca. As visitas guiadas são de 3a à 6a em dois horários (10 e 14hs).
Localização: Avenida Jarbas de Carvalho, 679, no Pontal de Sernambetiba - Barra da Tijuca
Horário de funcionamento: das 07h30 às 16h
Horário de funcionamento: das 07h30 às 16h
6 - Igreja Nª Sª da Candelária
a cúpula, trazida de Lisboa, é adornada por oito estátuas de mármore, as portas são esculpidas em bronze; e o interior é revestido de mármore de quatro tonalidade. Recebe apresentações de música clássica em dias alternados.
Localização:Praça Pio X - Centro
Horário de funcionamento: das 07h30 às 16h (segunda a sexta-feira)/ 08h00 às 13h00 (sábado)/ 09h às 13h (domingo)
7 - Quinta da boa Vista
A Quinta da Boa Vista é um parque municipal localizado na Zona_Norte (Rio_de_Janeiro) Constitui-se atualmente em um complexo paisagístico público de grande valor. Nas dependências da Quinta localiza-se o Museu Nacional de Arqueologia e Antropologia, instalado no local do Paço da Imperial Quinta de São Cristóvão (também chamado cronologicamente de Paço de São Cristóvão (1803-1809), Palácio Real (1810-1821),Palácio Imperial (1822-1889) e atualmente também como Palácio de São Cristóvão estilo neoclássico
Localização: Avenida Pedro II, s/n - São Cristovão
8 - Feira Hippie em Ipanema
Acontece aos domingos na Praça General Osório e tem de tudo! Artesanato, obras de arte, souvenirs, comidas típicas, cariocas, gringos, enfim de tudo um pouco! É sempre bom dar uma pesquisada nos valores e tentar pechinchar, mas não é garantido que funcione!
Localização: Praça General Osório, s/n - Ipanema
9 - Lagoa Rodrigo de Freitas
O visual por si só é o suficiente para mim! Mas se você quiser pode pedalar, caminhar, andar de pedalinho, sentar em um dos vários quiosques ou apenas tomar uma água de côco. Para melhorar, fica perto do Jardim Botânico, Ipanema, Leblon, Copacabana e Humaitá.
Localização: Avenida Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros, s/n - Lagoa
10 - Mirante do Leblon
Na subida para a Avenida Niemeyer, final da Praia do Leblon, ele nos proporciona uma vista belíssima das praias do Leblon, Ipanema e Arpoador. Olhando para o outro lado temos o Vidigal. Ótimo para fazer uns cliques do visual e um para uma água de côco ou cervejinha.
Localização: Avenida Niemeyer (logo na subida)
Você também podemos nos acompanhar no Facebook, Grupo do Facebook e Instagram
Esse post faz parte de uma blogagem coletiva, onde alguns blogueiros de viagem reuniram dicas bacanérrimas:
Outras dicas fantásticas. #viajandonacrise
Casal Califórnia - 20 atrações gratuitas em Los Angeles
Pequenos pelo Mundo - Passeios gratuitos para crianças em qualquer lugar do mundo
Destinos por onde andei... - Como aproveitar Nova York sem gastar nada ou muito pouco
Trilhas e Cantos - 20 atrações grátis em Madri, Espanha
Mariana Viaja - Entrada gratuita em 9 museus pelo mundo: veja dias e horários
A Path to Somewhere - Como aproveitar Londres sem gastar (quase) nada
#KariDesbrava - Como se divertir no Rio sem gastar nada!
Tá indo pra onde - Conhecendo Berlim sem gastar (quase) nada!
Apure Guria - Paris de graça: 10 passeios imperdíveis
Gosto e Pronto - O que fazer de graça em Orlando
D&D Mundo Afora - 8 atrações grátis para curtir com a família no Brasil
The World by Fon - 30 atividades grátis em Barcelona
ILoveTrip - 11 atrações imperdíveis (e GRÁTIS!) para curtir Santiago do Chile
O Melhor Mês do Ano - 7 atrações grátis (e IMPERDÍVEIS) na América do Sul
Virando Gringa - 8 Museus Gratuitos em Amsterdam
A Li na Alemanha - São Paulo de graça - 10 atrações imperdíveis para se divertir sem pagar nada
Cantinho de Ná - O que fazer em Las Vegas de graça
Ligado em Viagem - O que fazer de graça (ou quase) em Dubai
Viagens Invisíveis - Um dia em Atenas de graça
Você também pode nos acompanhar no Facebook, Grupo do Facebook e Instagram
Post excelente para quem está indo para o Rio e precisa economizar! Juro que algumas coisas eu nunca tinha ouvido falar! Ótimas dicas! :)
ResponderExcluirObrigada! São passeios ótimos e para todas as idades ��
ExcluirPreciso mesmo voltar so Rio! Não conheço nada dessa lista e tem coisa bem básica aí!!!
ResponderExcluirVolta sim Fernanda!!! O Rio tem passeios ótimos, além das praias maravilhosas 😉
ExcluirOpa, adorei a lista e tô mandando pra uns amigos chilenos que tão indo pro Rio nas Olimpíadas!
ResponderExcluirObrigada Camila, espero que seus amigos curtam muito o Rio de Janeiro.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPode parar de me fazer vontade??rsrs Quero muito conhecer o Rio, quem sabe na próxima ida ao Brasil!! Adorei o post!! :)
ResponderExcluirO Rio é realmente cheios de encantos.. Vem sim, e quando vier me avise que terei um prazer enorme de fazer uns passeios com você 😍
ExcluirJá estive em alguns locais destes e amei.....Mas têm alguns que ainda quero visitar.. ótimas dicas.
ResponderExcluirDaniela, deixa a lista guardadinha e depois conheça os que ainda não teve o prazer de conhecer.. Não irá se arrepender. Bjs
ExcluirAdoro o Rio de Janeiro, mesmo!!! Todos os anos, visitamos a cidade e conhecemos vários pontos turísticos, mas você trouxe dicas que eu anotei para a próxima visita, porque ainda não os conheço. As fotos estão lindas!!! Parabéns!!! Um bj :)
ResponderExcluirObrigada!! Quando voltar coloque a lista no seu roteiro, não irá de arrepender!
ExcluirAi, não conheço nada... =/
ResponderExcluirPreciso ir pra cidade maravilhosa urgente!! =]
Nini, eu como Carioca legítima preciso dizer uma coisa.. Você precisa conhecer o Rio (rs)!! Venha visitar a Cidade Maravilhosa e não irá se arrepender. Bjs
ExcluirVergonha, eu carioca não conheço Parque Chico Mendes. Ótimas dicas.
ResponderExcluirAlexandra, o final de semana vem aí.. Que tal conhece-lo? Bjs
ExcluirFomos ao Rio em 2009 com as crianças, precisamos voltar e vendo tanta coisa pra fazer sem gastar nada dá mais vontade ainda.
ResponderExcluirCynara, ainda tem outros tantos lugares para conhecer gastando pouco.. Volte sim. Bjs
ExcluirAdoro esses lugares! Fiquei curiosa com o Parque Chico Mendes. Moro no Rio e nunca fui. Taí uma opção pra um fim de semana... Quero conhecer.
ResponderExcluirMariana, coloque na sua lista de final de semana e depois nos conte como foi? Bjs
ExcluirComo uma admiradora da Cidade Maravilhosa tenha que falar: ótimas dicas! :)
ResponderExcluirwww.karidesbrava.com.br
Obrigada Karilayn! Fico feliz que tenha gostado. Bjs
ExcluirO Rio é uma paixão nacional, dicas especiais, interessantes e pouco conhecidas. Escolheram a dedo e eu aprovei todas. Quero muito conhecer tudo!
ResponderExcluirObrigada Gisele, o Top 10 foi feito com muito carinho (como todos os posts) e fico muito feliz que tenha gostado 😉
ExcluirMuito obrigada Natalie! É uma honra fazer parte do #linkódromo do Viaje na Viagem ☺️
ResponderExcluirMuito jóia sua lista!!! Rio de Janeiro é um destino meio caro, então, nada melhor do que ter opções de passeios grátis! Adorei!
ResponderExcluirLiliane, é meio caro sim, mas tem muitas coisas para curtir gastando nada ou pouco.. e vale a pena conhecer cada cantinho ;)
ExcluirEstou precisando voltar ao Rio para conferir essas atrações gratuitas, quando fui para lá por falta de tempo só pude fazer a trilha do Morro da Urca e conhecer as praias de Copacabana e Ipanema.
ResponderExcluirAbraços