Ainda da estrada nos encantamos com a arquitetura e jardins do Castelinho. O dia estava bem chuvoso, mas não atrapalhou e nem tirou o encanto do lugar.
O Castelinho foi construído ente 1913 e 1915, com madeira araucária (pinheiro muito comum na região sul) e sem nenhum prego, usando apenas sistema de encaixe e parafusos. Os primeiros moradores foi o casal Pedro e Luiza Frazen, descendentes de imigrantes alemães. Em 1985, o Castelinho foi transformado em museu e casa de chá.
É impressionante a preservação de todos os cômodos, móveis, brinquedos, utensílios, uma verdadeira viagem no tempo. Ficamos fascinados em ver o fogão onde até hoje é feito o famoso apfelstrudel, que é servido na casa de chá. As fotos dos antigos moradores retratando alguns costumes da época também são fantásticas.
Essa e a sala onde os Franzen faziam suas refeições, todos os móveis e loucas são originais.
O Quarto do Casal, com mobília do inicio do século XX. O que mais nos chamou a atenção foi a bolsa de água quente (essa peca em cobre que esta sobre a cama), o casal Pedro e Luiza a utilizavam também para manter as cobertas aquecidas em dias frios.
O Quarto de banho, a banheira esmaltada, original, era abastecida de água quente. A água era aquecida através da serpentina do fogão a lenha, instalado na cozinha. Esse sistema de aquecimento é utilizado até hoje.
A sala onde as mulheres da casa confeccionavam as roupas da família.
Este cômodo era mais uma quarto da disposição original da casa, que foi adaptado para sala de chã, onde e servido o mais famoso Apfelstrudel da Serra Gaúcha, receita tradicional da família Franzen ha cinco gerações.
Ele já serviu de locação para novelas como "Chocolate com pimenta"e "A vida da gente".
O dia que fomos visitar o Castelinho foi um dia muito chuvoso, mas não nos atrapalhou em nada e nem tirou o encanto do lugar.
Importante:
Fotos são permitidas, mas sem flash;
Pagamento da entrada e consumo da casa de chá, apenas em dinheiro.
Horário de funcionamento: 09h às 13h e 14h20min às 17h40min (diariamente)
Valor: R$10,00 (importante consultar site oficial, pois o valor pode sofrer alteração)
Endereço: Estrada do caracol, Km04 S/no. - Canela - RS (no caminho do Parque do Caracol)
Telefone: (54) 3278-3208
Agradecemos à Martina Bethge Corrêa (bisneta do casal Franzen) que nos proporcionou conhecer esse lugar tão encantador e desejamos que outras pessoas e família tenham a mesma experiência maravilhosa que tivemos nesse espaço fantástico.
Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog
Que legal! Pena que fui a Canela bem rapidinho e nem sabia desse lugar. Deve parecer a cozinha de Chocolate com Pimenta mesmo... boa dica de passeio!
ResponderExcluirÉ um lugarzinho muito gostoso, com um charme do passado e muito bem conservado. Guarde a dica para próxima visita a Canela ;)
ExcluirQue graca!!! Simplesmente apaixonante esse lugar!! Vocês devem ter mesmo aproveitado muito!! Belo post!!
ResponderExcluir